Na premiada Rota Enxaimel de Pomerode, o que você não pode deixar de conhecer no seu passeio

A comentada Rota Enxaimel selecionada pela ONU como uma das melhores Vilas do mundo para viver e premiada internacionalmente é agora o local que todos querem conhecer, são muitos atrativos que podem ser explorados e conhecidos cheios de historia com suas casas feitas na técnica enxaimel, o sotaque dos moradores, as delicias caseiras oferecidos em vários estabelecimentos, tudo emoldurado pelo verde da natureza.

Casa Siewert

Uma autentica casa enxaimel, ainda habitada pela família Siewert que foi construída em 1913, três gerações moram na casa, a visita é guiada por um dos descendentes que com orgulho explicam além da historia da família, a técnica da construção do enxaimel e muitas curiosidades sobre a chegada dos imigrantes que desbravaram o solo, o plantio que levava a comida para o mesa.

A família tem vários animais de criação, é uma parada muito interessante de ver e aprender sobre a vida dos imigrantes alemães.

Visitas guiadas: Segunda a sexta: 9 às 11h30 e 13 às 16h30h
Sábado: 9 às 17h, Domingo: 9 às 11h30

Trilha da Natureza

Para quem gosta de caminhada e natureza a Trilha da Natureza é perfeita, 1.500metros pela Mata Atlântica entre plantas, aves, finalizando com belas cachoeiras. Uma vista panorâmica e várias fotos fazem deste passeio inesquecível.

Terça a domingo, das 8h às 18h @trilhadanaturezasc

Espaço Lunabela Suculentas

Este lugar reserva uma infinidade de espécies de suculentas, um espaço diferente para conhecer, se você gosta destas plantas ornamentais, é parada certa.

Com diversas variedades, cores, é um presente único para levar, ou colecionar.

No local há um riacho e lago natural ótima diversão para crianças também.

Segunda a domingo das 10h às 17h @lunabela_suculentas

Delicaten Bolachas e Cucas

Quer conhecer a verdadeira cuca e bolacha artesanal produzida em Pomerode, daquelas receitas trazidas pelos imigrantes, herdadas e passadas de geração em geração, então não deixa de ir a Delicaten, da confeiteira Elia Maske e família.

São bolachas que enchem olhos e paladar, você pode ver a produção, conversar com a Dona Elia sobre as receitas e sentir também o prazer e carinho dela em fazer estas delicias.

São diversos produtos, além de biscoitos decorados de páscoa, natal, cucas de vários sabores, stolen, cookies.

Diariamente das 9 às 12h e das 14 às 18h30min. @delicatenbiscoitos

Restaurante Rota da Truta

Recém-inaugurado, o restaurante fica numa típica casa enxaimel da década de 1930, só o visual já é lindo.

E para variar do marreco, joelho de porco, uma sequencia de trutas com preparo caseiro é uma ótima pedida. Com 7 tipos de preparos de trutas , os acompanhamentos de salada, ainda contam com patê de truta defumada , pão caseiro e outras delicias.

As trutas são das aguas da região de Rio dos Cedros, pertinho de Pomerode.

De ficar com agua na boca não é?

Quarta a sábado: 11h30 às 16h e 19 às 23h. Domingos: 11h30 às 16h

Mais atrativos você confere aqui https://rotadoenxaimel.com.br/atrativos/

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais