Europa brasileira? Visite Pomerode!

Quem não sonha em conhecer a Europa ou, mesmo neste período de pandemia, não está com saudades de voltar? A vacina e a segurança nos protocolos estão trazendo de volta a vontade de viajar, despertando a curiosidade por novos lugares, como uma Europa brasileira que está localizada no sul do Brasil.

Várias cidades têm influências de seus imigrantes retratadas nesses cantos que dão a sensação de estarmos passeando por cidades europeias no Brasil. Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, localizada no Vale Europeu, faz parte desse roteiro da Europa brasileira por sua cultura, arquitetura e gastronomia trazidos pelos imigrantes vindos da Pomerânia.

Origem do nome Pomerode

O nome de Pomerode vem da Pomerânia, no norte da Alemanha e da Polônia, de onde vieram os primeiros imigrantes que trouxeram os costumes, muitos deles ainda cultivados hoje em dia. A chegada foi por volta de 1861, formando como uma colônia: o distrito de Blumenau.

Pomerânia em alemão se escreve Pommern, e rodern é verbo que significa tirar os tocos e socar a terra para torná-la apta para o plantio, assim, o nome está relacionado aos trabalho na terra ou agricultura familiar dos primeiros imigrantes.

E assim Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil.

Charme

Quem chega a Pomerode logo percebe o capricho dos jardins da cidade. As construções típicas, um sotaque e diálogos em alemão pelas ruas e o comércio remetem à Europa, há ainda o estilo enxaimel, lojas de artesanato, confeitarias e produtos típicos com iguarias que realmente podem fazer do lugar uma Europa brasileira.
São opções de passeios a pé, de bike pelas rotas culturais, pelos museus e compras imperdíveis, então, veja opções de diferentes experiências em Pomerode.

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais