Conheça a Rota do Imigrante e as rotas culturais em Pomerode

Pomerode tem vários atrativos. Quem acha que conhecer a cidade mais alemã do Brasil se resume ao centro está enganado, existindo quatro roteiros para explorar: as chamadas rotas culturais.

Rota do Enxaimel

A mais conhecida e a primeira rota de Pomerode é a Rota do Enxaimel. Ela concentra o maior número de casas na técnica enxaimel, em que as estruturas construídas são sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes; aproximadamente 50 são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mostram a técnica trazida pelos imigrantes alemães.

A Rota Enxaimel fica no bairro de Testo Alto, que é rodeado pelo verde e uma paisagem linda. O passeio é uma imersão na cultura de famílias que herdaram tradições retratadas não só nas casas, mas também nos jardins, quintais e produtos artesanais, como bolachas, licores, conservas de palmitos e de pepinos e melados, produtos locais que podem ser adquiridos na rota.

Além dos produtos, é possível conhecer uma casa enxaimel onde reside uma família por várias gerações há 100 anos e até se hospedar em outra.
Veja mais informações no site da Rota do Enxaimel.

Rotas Culturais de Pomerode: Rota do Enxaimel

Rota Raízes Germânicas

Todas as rotas estão emolduradas pela natureza, Pomerode, aliás, tem o verde como cenário de fundo. A Rota Germânica não foge da regra, ela fica no bairro de Pomerode Fundos, para melhor se localizar, é em direção à rodovia que liga Pomerode a Timbó.

A localidade foi colonizada por empreendedores alemães, sendo uma herança ainda hoje no espírito comunitário dos seus descendentes e também no comércio familiar da região.

A memória dos imigrantes é preservada com orgulho, com destaque para o Museu do Imigrante Carl Weege, que conta a história de uma das famílias mais importantes da cidade para o desenvolvimento comercial e econômico.

Na Rota Raízes Germânicas, a loja e fábrica de velas é uma visita imperdível, assim como uma marcenaria com réplicas de rodas d´água.

E a dica de um belo visual da cidade de Pomerode é subir o Morro da Turquia (foto), que também fica na Rota Raízes Germânicas.
Mais informações: Rotas culturais em Pomerode

Rotas Culturais de Pomerode: Rota Raízes Germânicas
Foto: crédito a Rafael Carrasco Garcia *Blog Raízes Germânicas Morro da Turquia

Rota romântica: Liebestal

A Rota Liebestal é a rota que concentra mais hotéis perto do centro. Seguindo até Ribeirão Herdt, o caminho é até o Morro Azul, com mais de 700 metros de altitude e conhecido pelo belo visual, onde se vê Pomerode, Blumenau e até o oceano em dias de céu aberto.

Pomerode tem diferentes momentos. Há a indústria que se transforma em turismo de experiência, por exemplo, sendo possível conhecer a lapidação de cristais com a Oxford Cristais, que está nessa rota, por meio da visitação à fábrica.

O Hotel Fazenda Mundo Antigo oferece cabanas enxaimel junto a paisagens e uma mostra da cultura que os imigrantes trouxeram da Alemanha.

O Hotel Bergblick, no alto de uma colina, e o charmoso hotel Boutique Casa Branca dão o toque acolhedor para permanecer e explorar ainda mais a Rota Liebestal.
Veja mais em: Rotas culturais em Pomerode

Rotas Culturais de Pomerode: Rota Romântica Liebestal

Rota do Imigrante em Pomerode

A Rota do Imigrante em Pomerode inicia-se na divisa entre Pomerode e Blumenau. Conta a história que os primeiros pomeranos se estabeleceram inicialmente nesta localidade de Testo Central, Ribeirão Souto e Ribeirão Luebke.

No seu passeio pela rota, você vai encontrar muitas opções de lugares para visitar, comprar e poderá degustar deliciosos produtos coloniais e caseiros elaborados com dedicação e qualidade pelas famílias da comunidade. Os produtos vão desde produções têxteis a alimentos, sempre com envolvimento familiar na sua história, como, por exemplo, a Karsten, a Granja Schutz, Melados da família Danker e receitas de bolachas da Rosen.

O ideal é agendar um tour e finalizar numa propriedade rural adaptada, cheia de histórias e com café colonial.

Rotas Culturais de Pomerode: Rota do Imigrante

Conheça mais no site da Rota do Imigrante em Pomerode.

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais